quinta-feira, 29 de julho de 2010

Talking Heads - Remain The Light (1980)

Conforme prometido, eis a banda responsável pelo som feito pelo pessoal do Architectures in Helsinki, foram eles, os Talking Heads que influenciaram meio mundo na década de 80 com um som que mesclava rock com sons do continente africano, sendo um dos precursores da new wave. Um de seus integrantes era ou é, o Jerry Harrisson do post de anteontem que junto com seus colegas de faculdade, entre eles o cerebral David Byrne fundou a banda.

Este disco Remains The Light foi o que achei mais apropriado para mostrar as caracterísiticas marcantes da banda. Abaixo segue matéria publicada no site Mofo:

"Poucas bandas merecem a fama de terem feito música para o cérebro. Com certeza, o Talking Heads é um delas. E nenhuma foi mais cerebral do que o quarto disco do grupo, Remain In Light e com Brian Eno sendo praticamente um quinto membro, exercendo uma influência imensa sobre David Byrne e ocasionando uma tensão insuportável com os demais membros. Mas foi desta tensão que nasceu um dos discos mais importantes e inovadores dos anos 80."

"Brian Eno havia entrado na vida do grupo em 1978, quando produziu o segundo álbum, More Songs About Building and Food. No terceiro, Fear of Music, começou a mudar a cara do grupo, levando-os a explorar ritmos africanos e a trabalhar com músicos diversos, como o guitarrista Robert Fripp, líder do King Crimson. Mas, em 1980, sua influência extrapolava qualquer limite.

Sob sua batuta, o grupo mergulhou nos ritmos africanos cada vez mais, especialmente os do nigeriano Fela Kuti. Eno armou uma senhora banda em volta dos Talking Heads: Adrian Belew (guitarra), Jose Rossy e Robert Palmer (percussão), Nona Hendryx (voz) e Jon Hassell (trumpete). Além disso, meteu a mão em duas letras de Byrne - "Crosseyed and Painless" e "Born Under Punches (The Heat Goes On)".

O grupo dividiu as gravações entre os estúdios Compass Point Studios, em Nassau, Bahamas
" Leia mais...


Tracklist:

1. "Born Under Punches (The Heat Goes On)" (Byrne, Eno) – 5:46
2. "Crosseyed and Painless" (Byrne, Eno) – 4:45
3. "The Great Curve" – 6:26
4. "Once in a Lifetime" – 4:19
5. "Houses in Motion" – 4:30
6. "Seen and Not Seen" – 3:20
7. "Listening Wind" – 4:42
8. "The Overload" – 6:00


Nenhum comentário:

Postar um comentário