quinta-feira, 15 de julho de 2010

Gravadoras perdem dinheiro tentando inibir downloads

A Recording Industry Association of Amercia (RIIA), associação que reúne as principais gravadoras dos EUA, gasta milhões de dólares em processos contra pessoas que realizam downloads ilegais, mas obtém apenas um pequeno retorno dessas ações. Em outras palavras, as gravadoras acabam perdendo dinheiro na tentativa de inibir ações do gênero.

Segundo o site britânico V3, balanço financeiro da entidade assinala que foram gastos 16 milhões de dólares em 2008 em custos legais e investigações. No entanto, o retorno obtido com tais ações judiciais resultou em 391 mil dólares. Já em 2007, as despesas processuais chegaram na casa dos 24,5 milhões de dólares, sendo que as indenizações resultaram em pouco mais de 500 mil dólares.

Outro dado que não conta a favor do caixa da associação é o alto salário de seus executivos, que gira em torno de 200 mil dólares por ano, em média. Já o CEO da RIAA ganha mais de dois milhões de dólares anuais.

Tais prejuízos têm feito a RIAA mudar suas estratégias legais. Agora, a organização tem mirado suas baterias nos provedores de Internet e autoridades governamentais responsáveis pela regulamentação na Web, ao invés de perseguir usuários individuais.

Fonte: IDG Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário